Geisel e o Golpe da Banca | Parte 1 de 3

Do ponto de vista econômico-desenvolvimentista, Pedro Pinho abre uma nova série de artigos onde descreve o que seria primeiro grande golpe do sistema financista internacional contra o nacionalismo brasileiro: a sucessão de Geisel. Foi ali que a Banca conseguiu conduzir-nos em uma direção oposta aquela que poderia alçar-nos a uma condição de potência internacional. A precarização induzida do Estado Nacional – nunca magro o suficiente para a estética neoliberal – continua a impor um quadro de anorexia social aos brasileiros.

Ler mais

Duplo Expresso 17/mai/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta sexta-feira, 17/05, os seguintes destaques:
– O professor de Processo e Direito Penal Fernando Nogueira Martins Jr. fala sobre: “A esquerda bate cabeça enquanto a violência aumenta. Ou não?”
– O artista visual e ativista político Sama discute: “As crises infinitas”
– O antropólogo João de Athayde comenta: “Países com um projeto holístico de pesquisa, teoria, interpretação e conhecimento”
– Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Duplo Expresso 16/mai/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta quinta-feira, 16/05, os seguintes destaques:
– O jornalista e blogueiro António Aly Silva debate com o jornalista Wellington Callasans: “Onde foram parar as regras do regime democrático em Guiné-Bissau”
– Wellington Calasans, Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política, com ênfase nos desdobramentos pós-manifestação em defesa da Universidade Pública.

Ler mais

Um pouco de Sociologia evitaria a falta de educação do governo Bolsonaro

Mesmo confessando não ter uma predileção pelo filósofo francês Pierre Felix Bordieu, Thais Moya faz uso do que depreendeu de seu discurso: a população trabalhadora não entra em convulsão social porque é induzida diariamente a crer que, se estudar, terá acesso ao elevador que ruma ao paraíso. Mas no Brasil, além de emperrarem o motor da máquina, querem que ela funcione com cada vez menos engrenagens e parafusos do que o mínimo necessário para admitir seu uso. E agora, há uma promessa que se ainda assim funcionar, este elevador só despencará na direção do inferno de nossas almas.

Ler mais

Duplo Expresso 15/mai/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta quarta-feira, 15/05, os seguintes destaques:
– O especialista em Minas e Energia, PhD em Engenharia na área do petróleo Paulo César Ribeiro Lima fala sobre: “A decisão da Petrobras de privatizar oito refinarias e mais a BR (Petrobras Distribuidora)”
– A doutora em Sociologia Thais Moya comenta: “Bilhetes, entrevistas e recursos judiciais: A palavra de Lula é refém de golpistas e ‘aliados’”
Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Duplo Expresso 14/mai/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta terça-feira, 14/05, os seguintes destaques:
– O PhD em Economia e presidente do Instituto de Estudos Latino Americanos Nildo Ouriques comenta: “A chapa esquenta na Argentina”
– O jornalista e analista internacional Pepe Escobar debate com o doutor em Antropologia Piero Leirner “EUA vs China/Rússia – O Brasil no Fogo Cruzado”
– Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Duplo Expresso 08/mai/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta quarta-feira, 08/05, os seguintes destaques:
– O especialista em Minas e Energia, PhD em Engenharia na área do petróleo Paulo César Ribeiro Lima fala sobre: “O equivocado editorial da FSP, intitulado ‘Gás para Crescer'”
– O doutor em Antropologia Piero Lairner comenta “os últimos disparos na guerra híbrida”
– Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Duplo Expresso 30/abr/2019

O Programa Duplo Expresso desta terça-feira, 30/04, conta com os seguintes destaques:
– O PhD em Economia e Presidente do Centro de Estudos Latino Americanos Nildo Ouriques apresenta: “Costa Rica: paraíso centroamericano?”
– A doutora em Sociologia Thais Moya fala sobre: “Os ’não ditos’ de Lula”
– O doutor em Antropologia Piero Lairner comenta “os últimos disparos na guerra híbrida”
Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

“Estou muito surpreso, estupefato…”

Benjamin Mouton, ex-arquiteto-chefe da Catedral de Notre Dame, discutiu a questão do fogo e da segurança no incêndio da última semana no ícone neogótico de Paris. A entrevista, conduzida por David Pujadas, foi transmitida ao vivo em 16 de abril de 2019 na rede de TV francesa LCI . Essa transcrição foi disponibilizada pelo coletivo Vila Mandinga, bem como a análise sobre o vídeo apresentado.

Ler mais

Dança das Cadeiras

O pau está comendo solto no Planalto. Aliás, o pau está comendo solto em todo Brasil. Muita gente está achando que somos um país que vai para frente, mas na verdade, vamos além. Vamos para todos os lados. Geralmente correndo da polícia. Aproveitando o Sábado de Aleluia, Sama mostra que há um plano em curso para unir as esquerdo(patias), as direita(tardias) e os isentões em volta de um mesmo Judas: as instituições. Jogar pedras nelas enquanto se dança em torno das cadeiras não permite que se veja o óbvio: todas as que restam tem apenas três pernas. E avião monomotor, veículo sobre duas rodas e cadeiras com três pernas não são confiáveis…

Ler mais

99%, UNÍ-VOS! É o Filho Pródigo

José Carlos de Assis saúda o ingresso de André Lara Resende no rol dos economistas progressistas. Ou será que ALR fica com um pé no desenvolvimentismo e outro amarrado ao contracionismo? Ou seja, na conveniente posição de independência-em-cima-do-muro? A longa tradição de economistas fiscal-monetaristas servindo de vassalos aos interesses de banqueiros estaria sendo quebrada? Teria ALR percebido agora aquilo que o autor já preconizava há vinte anos? Leiam e entendam um pouco mais sobre as vantagens da aplicação das “finanças funcionais”, ao invés de uma política austera e contracionista subserviente apenas aos rentistas da dívida pública.

Ler mais

O Tempo e a Mecânica Quântica em Mim

(…)Na internet, ficava procurando algum site que pudesse me passar alguma informação que não fosse falsa, sem encontrar… As caravanas do Lula ainda eram um alento, e nunca deixei de procurar por algo que fosse jornalístico de fato. Do outro lado (e literalmente do outro lado), Romulus Maia e Wellington Calasans tentavam passar essa informação que eu precisava. Um mandando artigos para o GGN e o outro para o Cafezinho, segundo informação deles mesmos, a priori.Então eles tentavam se colocar na imprensa alternativa e eu buscava essa informação elaborada por eles, até que em 2018, os conheci já com a criação do Duplo Expresso, li um dos artigos do Romulus e gostei muito da forma como foi escrito. Parecia um filme, muito bem elaborado e com vários flashbacks.

Ler mais

A Atualidade do Pensamento de Ibn Khaldun

Lejeune Mirhan faz uma síntese histórica do polímata Ibn Khaldun. Os elementos publicados neste texto reúnem dados, informações e opiniões de vários autores, enciclopédias e dicionários especializados, sobre a vida, a obra e o pensamento do eminente cientista árabe. Com séculos de antecedência, ele foi precursor de várias disciplinas científicas sociais, como a Demografia, a História Cultural, a Historiografia, a Filosofia da História, e a Sociologia. Também é considerado um dos precursores da moderna economia, antecipando conceitos utilizados por Karl Marx e Adam Smith.

Ler mais

Duplo Expresso 04/abr/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta quinta-feira, 04/04, os seguintes destaques:
– O sociólogo e analista internacional Lejeune Mirhan debate: “A desastrosa visita de Bolsonaro à Palestina”
– O politólogo e analista internacional Eduardo Jorge Vior fala sobre “A viagem de Bolsonaro a Israel”
– O Embaixador Samuel Pinheiro Guimarães comenta “a atualidade política do Brasil e do mundo”
Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

O Pior Diplomata do Mundo

Andre Pagliarini oferece um excelente artigo destacando como as narrativas apresentadas pelo presidente do Brasil em seus primeiros momentos no cargo são uma extensão da campanha eleitoral farsesca. Bolsonaro tomou várias decisões controversas, para, pouco depois, cancelá-las; seu vice-presidente várias vezes o desmentiu publicamente; e a primeira aparição internacional no Fórum Econômico Mundial em Davos – Suíça, foi rematado fracasso. Apesar de a mídia local dar a impressão de destacar os escândalos do regime, o projeto político mais amplo do clã Bolsonaro permanece intocado. A agenda entreguista e de atraso econômico é encoberta por diversionismos internos com grande cobertura e por um componente externo que, normalmente, pouca atenção receberia. Ele está personificado no clown catalisador da persona presidencial – Ernesto Araújo –, praticante de uma política de relações exteriores “impertinente e imprudente”.

Ler mais

Questionamentos sobre Militares no Brasil

Esta é a transcrição da fala de Piero Leirner no Duplo Expresso de 19/mar/2019. No programa, ele levanta inúmeros questionamentos surgidos a partir da viagem do Bolsonaro para os EUA. Baseado na série de declarações entreguistas realizadas por lá, ele parte do “onde querem chegar com isso?” Melhor dizendo, “onde a CIA quer chegar com isso?”

Ler mais

O Fantasma da Marielle Franco

Para não responderem a pergunta que lhes atormenta os corações (de pedra) e as mentes (de vento), os prestidigitadores da Farsa-jato encerram a semana oferecendo a cabeça de mais um daqueles golpistas que lhes prestava reverências. Tudo incrivelmente previsível. O que seria apenas mais um “cala-boca”, pode tornar-se um grito de “bota-fora”. Cabe a nós ecoá-lo. Afinal, quem matou Marielle?

Ler mais

Não basta suspender o acordo firmado entre procuradores da República no Paraná e a Petrobras

Há um engasgo na parte “jato” da operação Lava-jato… Paulo César Lima mostra que, além da pressa supersônica na destinação dos dois bilhões e meio acordados entre a Petrobras e o MPF do Paraná à criação de uma pretensa fundação privada com dinheiro público, há algo pior. Um monstro pairando sobre a estatal de economia mista. Ele está escondido no Anexo C, idem d, desse acordo nefasto, estabelecendo o envio de informações financeiras, confidenciais, proprietárias e de negócios competitivos da estatal diretamente aos órgãos de justiça dos Estados Unidos.

Ler mais

Quem vigia os vigilantes?

São cinco anos de Lava-jato. Como comemorar? A melhor coisa seria fazer como pretende Sama: sair por aí colando em cada poste deste Brasil um cartaz de “Procura-se”. Nele, a foto dos traidores lesa-pátria com carimbos de seus crimes – sim, bem sabemos que teríamos tantas carimbadas que nem daria para ver os rostos… Quanto tempo mais a sociedade do espetáculo hardcore vai levar para entender que quem está sendo punido neste teatro de horrores não são os atores no palco, mas o público que lhes paga ingresso?

Ler mais

O narcotráfico guia a política continental de Washington

“As denúncias contra os governos da Argentina, Brasil e Colômbia mostram que o crime organizado é o verdadeiro motor da estratégia estadunidense.” Com esta frase, Eduardo Jorge Vior mostra como há uma espinha dorsal erigindo o andar das intervenções imperialistas estadunidenses na América Latina. Muito além de questões políticas com ideologias distintas, o que se evidencia é a retroalimentação capital-poder baseado no modelo expansionista da política de drogadição administrada. Sem partidos, sem bandeiras, sem fim.

Ler mais

Duplo Expresso 15/mar/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta sexta-feira, 15/03, os seguintes destaques:
– O artista visual e ativista político Sama fala sobre “A Sociedade do Espetáculo Hardcore”
– O PhD em Antropologia João de Athayde comenta “Fora Bolsonaro, fora Mourão | Fora Yankees da minha nação”
– O jurista Luiz Moreira participa e comenta sobre “O fundo priva(tiza)do da Lava-jato”
– Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Duplo Expresso 14/mar/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta quinta-feira, 14/03, os seguintes destaques:
– O escritor, sociólogo e analista internacional Lejeune Mirhan continua seu comentário sobre “a divisão do mundo pelas potências imperialistas  |  Parte III de III – Os Grandes Tratados do Pós-Guerra”.
– O politólogo e analista internacional Eduardo Jorge Vior comenta sobre “O comparecimento do juiz Ramos Padilla na Comissão de Liberdade de Expressão da Câmara dos Deputados da Argentina para denunciar as ações ilegais da DEA no país“.
– O embaixador Samuel Pinheiro Guimarães analisa “a atualidade política do Brasil e do mundo”.
– Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

99%, UNÍ-VOS! – Lara Resende mudou? Hummm…

Helio Silveira e Rogerio Lessa retomam o alerta: os 99% precisam entender o que esconde-se no discurso austericida dos 1%. Não se deixem enganar pelo mundo limpinho e cheiroso que os liberaris prometem ao afirmarem que um Estado-Mínimo será o máximo para as vidas de vocês. Isso, na melhor das hipóteses, é um sofisma indefensável. Mas, nunca é tarde para a conversão de um pecador… Neste texto, é abordada e discutida a revisão de Lara Resende sobre o austericídio nacional do qual foi um dos mentores: o Plano Real de 1994.

Ler mais

Duplo Expresso 13/mar/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no programa Duplo Expresso desta quarta-feira, 13/03, os seguintes destaques:
– A arquiteta Patrícia Vauquier comenta: “A precarização do trabalho no mundo capitalista”
– O especialista na área de Minas e Energia, e PhD na área de Engenharia de Petróleo, Paulo César Lima fala sobre: “Como a política de preços da Petrobras afeta a economia e o agronegócio”
– Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Amadorismo, Ingenuidade ou Cumplicidade?

A mídia corporativa passou as últimas décadas demonizando a Esquerda, o PT e Lula. E com êxito completo. E de que forma Lula e Dilma reagiram aos ataques? Irrigar com recursos federais esse jornalismo que lhes apunhalavam serviu para estarmos no beco de hoje: o governo Bolsonaro. “cría cuervos y te sacaran los ojos!”

Ler mais

Duplo Expresso 12/mar/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no programa Duplo Expresso desta terça-feira, 12/03, os seguintes destaques:
– O presidente do Instituto de Estudos Latino Americanos Nildo Ouriques comenta: “Bolívia e Socialismo Andino”
– A socióloga Thais Moya fala sobre: “Derrota ao quadrado: Esquerda abraça o capeta ao defender jornalismo golpista”
– O antropólogo Piero Leirner acrescenta: “Derrota ao cubo: Esquerda perdida entre a Guerra Híbrida e a Lava-Jato”
– Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Duplo Expresso 11/mar/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta segunda-feira, 11/03, os seguintes destaques:
– O cientista político Felipe Quintas comentando: O projeto nacional de José Bonifácio e sua urgência no Brasil de hoje.
– Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Duplo Expresso de Domingo 10/mar/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso deste domingo, 10/03, o seguinte destaque:
– Romulus Maya, Carlos Krebs, a auditora Maria Lúcia Fattorelli e o jurista Luiz Moreira analisam qual seria a melhor providência para a Previdência Social.

Ler mais

Os frutos da Petrobras estão sendo colhidos pelos críticos dos investimentos do Estado e de suas empresas

Os resultados operacionais da Petrobras, de 2010 a 2018, são estáveis e impressionantes. Algo na ordem de US$ 25 bilhões. Portanto, o alardeado resultado de 2018 não representa nenhuma novidade. Aliás, a manipulação dos números ao longo dos últimos anos e a forma com que foram divulgados pela mídia, fizeram com que a sociedade brasileira passasse a acreditar que a Petrobras estava passando por uma grave crise financeira. Não! Petrobras foi e continua sendo a empresa com maior lucro operacional e de maior ativo do Brasil. Esse patrimônio deve ser preservado em vez de ser privatizado.

Ler mais