Duplo Expresso 26/jun/2019

Destaques:
– Romulus Maya e mais um CQD: outro dia de “telecatch” no STF entre “garantistas” (de ocasião) e “malvadões da capa preta” — O D.E. avisou! O dia de ontem foi positivo e não negativo: desmascarou de vez o “PT Jurídico”.
– Cibele Laura: “soberania, recursos naturais e o Golpe no Brasil”.
– Fernando Nogueira e a farsa no STF.

Ler mais

Exclusivo – como Dilma e os militares ultrapassaram a linha (no pré – e pós! – Golpe)

Não basta dizer que há antipetismo nas Forças Armadas, é preciso entender como esse viés ganhou “materialidade” e galvanizou o apoio dos militares ao projeto do Golpe.
Há, aí, uma boa pista para que se entenda por que, do ponto de vista militar, não se trata necessariamente de “entreguismo” o que ora está acontecendo (sob Temer e Bolsonaro) — mesmo que se discorde, frontalmente, dessa sua “interpretação” da realidade.

Ler mais

Duplo Expresso 25/jun/2019

Destaques:
– Nildo Ouriques: a polêmica do Intercept/ Duplo Expresso; mais “Honduras arde”.
– Thais Moya decifra o subtexto do atual cenário político, com ênfase no esvaziamento do balão Glenn Greenwald.
– Piero Leirner e os últimos disparos na guerra híbrida. Ênfase na leitura dos impactos das últimas rodadas da perspectiva militar.

Ler mais

Pepe Escobar: “VazaJato” se transforma no Russiagate 2.0

“Como tenho discutido com alguns de meus principais interlocutores brasileiros, como o antropólogo craque Piero Leirner, que sabe em detalhes como os militares pensam, e o advogado internacionalista baseado na Suíça e consultor da ONU, Romulus Maya, o Deep State americano assume a posição de articulador da ascensão direta das Forças Armadas brasileiras ao poder, assim como os seus fiadores. Assim sendo, caso essas não sigam o roteiro ao pé da letra – ou seja, relações comerciais limitadas com a China; e isolamento da Rússia – o Deep State pode trazer o pêndulo de volta a qualquer momento”.

Ler mais

Duplo Expresso 21/jun/2019

Destaques:
– Romulus Maya: urgente – Revista Istoé dá a senha para o fechamento do regime com “off” da “Polícia Federal” (sic)! Sim, exatamente como o Duplo Expresso avisou: vão usar o fake “ataque dos russos”. E a História registrará exatamente quem, na “esquerda”, se omitiu ou, pior ainda, ajudou-os com esse patético “incêndio do Reichstag” tabajara.
– João de Athayde: “breve dicionário de noções úteis”.
– Claudio Pacheco comenta a atualidade política.

Ler mais

Duplo Expresso 18/jun/2019

Destaques:
– Romulus Maya comenta as reações ao artigo-bomba “Explosivo: a viagem – secreta – de Dilma à Rússia, em meio à “#VazaJato”!” (link: https://duploexpresso.com/?p=105834): recibos passados à sua viralização ontem; e confirmação – espetacular – no fim do dia.
– Nildo Ouriques: «Mexico: as opções de Lopes Obrador diante do Império».
– Thais Moya decifra o subtexto da “VazaJato”.
– Piero Leirner e os últimos disparos na “guerra híbrida”.

Ler mais

Duplo Expresso de Domingo 16/jun/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso de Domingo, 16/jun/2019, os seguintes destaques:
O constitucionalista Luiz Moreira, ex conselheiro do CNMP, e o Professor de Direito Econômico da USP Gilberto Bercovici debatem a atualidade política e jurídica do Brasil.
Apresentação: Romulus Maya, especialista em direito internacional econômico.

Ler mais

Existirá o “Sagrado” para o Neoliberalismo?

Se pudesse, João de Athayde enfiaria um toco na ponta do canhão de um destes fake tanks defensores do neoliberalismo. E, no engasgo, aproveitaria para perguntar: “Conhecerão o sentido do sagrado? Respeitarão algo como sendo sagrado? Ou profanarão com sua sede até o último ligame de compaixão e solidariedade dos grupamentos humanos?”

Ler mais

Duplo Expresso 13/jun/2019

O antropólogo Piero Leirner, a doutora em Sociologia Thais Moya e o advogado internacionalista Romulus Maya comentam sobre: “Hackeamento, vazamento, Telegram, Omidyar, falcões, pombos, Vaza-jato, Lula, o PT, Greenwald, Moro, Deltan e outros quetais”. Auxílio, remoto (?), de Pepe Escobar.

Ler mais

Duplo Expresso de Domingo 9/jun/2019

O Professor titular de Direito Econômico da USP Gilberto Bercovici e Romulus Maya debatem a liberação pelo STF da entrega dos ativos das estatais sem lei ou licitação: fraude à Lei – ao vivo – na TV Justiça?

Ler mais

Mecânica Quântica, Mjolnir e a Natureza

Devemos sempre observar coisas e eventos que acontecem em nosso entorno, com a gente mesmo e dentro de nós, pois tudo se trata de conteúdo para nos informar a respeito do mundo. Somos parte da natureza deste mundo e nem sempre o que vemos é realmente o que é, ou sendo mais ousado, nada é o que aparenta ser diante de nossa retina, conforme alguns físicos.

Ler mais

O baile dos tribunais e do PT Jurídico: Entenda por que Lula não vai sair da prisão

Todo mundo quer o “Lula Livre”, até quem precisa dele preso. Nesse texto, você percorrerá o histórico recente que resultou no misterioso parecer do MPF que acenou positivamente para um regime semiaberto (ou domiciliar) para Lula, com intuito de constatar que os tribunais envolvidos agem em conjunto, com ajuda de agentes políticos externos, para gerenciar os lucros do sequestro do ex-presidente.

Ler mais

Duplo Expresso 07/jun/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta sexta-feira, 07/06, os seguintes destaques:
– O servidor público federal e ativista político Cláudio Pacheco segue questionando: “Política e religião não se discutem”. Será mesmo?
– O antropólogo João de Athayde comenta: “Existirá o “sagrado” para o neoliberalismo?”
– Romulus Maya e Patrícia Vauquier fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Investimento público em pesquisa e soberania nacional

Este artigo discute a necessidade de se desenvolver conhecimento autônomo no campo das ciências exatas, biológicas e humanas é de suma relevância para a consecução de independência científica, independência econômica, independência política e soberania nacional. O investimento público em pesquisa e tecnologia é essencial para o desenvolvimento de um país soberano.

Ler mais

Duplo Expresso 06/jun/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta quinta-feira, 06/06, os seguintes destaques:
– A doutora em Sociologia Thais Moya e o professsor de Processo Penal e de Direito Penal Fernando Nogueira Martins Jr. debatem: “O recurso para progressão de regime do presidente Lula”
– O veterano do petróleo e analista político Rubem Gonzalez comenta: “A esquina entre a segurança pública e a guerra híbrida”
Romulus Maya e Patrícia Vauquier fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Geopolítica Mundial com Lejeune Mirhan #5 – Jerusalém: A história de uma cidade sagrada

A cidade de Jerusalém está entre as 11 cidades mais antigas de vida continuada existente hoje na terra. Ela vem de pelo menos seis mil anos antes de nossa era atual (ou quatro mil anos antes de Cristo). Ela viveu em todos esse anos diversas conquistas, foi destruída e reconstruída diversas vezes, sempre na mesma localidade.
Neste comentário fazemos uma história de todos esses episódios até os dias atuais.
Assista ao vídeo:

Ler mais

Duplo Expresso 05/jun/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta quarta-feira, 05/06, os seguintes destaques:
– O especialista em Minas e Energia, PhD em Engenharia na área do petróleo Paulo César Ribeiro Lima comenta: “A importância das liminares de Lewandowski e de Fachin – continuação”
– A professora do Departamento de Ciências Políticas e Econômicas da UNESP Angélica Lovatto afirma: “Sim! Os Cadernos do Povo Brasileiro continuam atuais”
Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Duplo Expresso 04/jun/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta terça-feira, 04/06, os seguintes destaques:
– A socióloga Thais Moya segue “Decodificando a atualidade política brasileira”
– O professor livre-docente de Relações Internacionais na PUC-SP, Reginaldo Nasser fala sobre: “As grandes potências e a disputa pela periferia do sistema”
– Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Duplo Expresso 03/jun/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta segunda-feira, 03/06, os seguintes destaques:
– O cientista político Felipe Quintas comenta: “A atualidade do Desenvolvimentismo Clássico – equívocos a serem evitados”
– Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Discutindo a “Mídia OTAN” (a partir das ideias de Roberto Lucena)

“Mídia Otan” é um termo praticamente autoexplicativo – uma das razões de sua contundência. Dada sua originalidade – não apenas em termos nacionais, mas até mesmo na projeção internacional –, João de Athayde acredita na necessidade de que se afine o debate em torno desta noção. Para isso, traz ao público trechos de mensagens (escolhidos, revistos e editados) que trocou com o conterrâneo Roberto Lucena em posts e chats.

Ler mais

Geisel e o Golpe da Banca | Parte 3 de 3

Pedro Pinho fecha esta série apontando que não foi apenas a busca pela soberania científica e tecnólogica que precipitou um golpe interno na linha sucessória presidencial dentro regime militar em 1979. Pesou também o interesse do sistema financeiro contra as medidas de construção da cidadania, algo nunca apresentado como contraponto por aqueles que se debruçam sobre esse período da história do país, seja com o viés crítico aos “ditos linha dura”, seja pela visão dos “tidos liberais”.

Ler mais

Duplo Expresso 31/mai/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta sexta-feira, 31/05, os seguintes destaques:
– O artista visual e ativista político Sama fala sobre: “Crises Infinitas”
– O historiador Mário Maestri comenta: “Fascismo e Bolsonaro”
– O servidor público federal e ativista político Cláudio Pacheco questiona: “‘Política e religião não se discutem’ Será mesmo?”
– O antropólogo João de Athayde comenta: “Discutindo a mídia OTAN (na definição de Roberto Lucena)”
– Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais