Deep State age – D.E. 5/dez/2019

Destaques:
(i) Romulus Maya faz a análise da conjuntura política.
(ii) O historiador Mario Maestri comenta: “De Pisa a Paraisopolis: vitrines da surda guerra de classes no Brasil”.
(iii) Vamos discutir os caminhos para a superação do capitalismo dependente no Brasil? Nesta quinta, a socióloga Angélica Lovatto propõe trazer para a arena da luta contemporânea o pensamento do maior formulador da Teoria Marxista da Dependência: “Ruy Mauro Marini e a dialética da dependência”.

Ler mais

#DarioMesser: Dallagnol tenta barrar acesso a documentos! – D.E. 2/dez/2019

Destaques:
(i) Romulus Maya faz a análise da conjuntura política, hoje com ênfase em novo furo do Duplo Expresso: procuradores da Lava Jato de Curitiba, incluindo Deltan Dallagnol e o agora já célebre Januário Paludo, tentam barrar acesso aos documentos da Odebrecht (de onde apagaram, entre outros, #DarioMesser) — agora em Brasília.
(ii) O cientista político Felipe Quintas comenta: “Energia do ponto de vista das ciências sociais”.

Ler mais

Casa caiu em Curitiba: #DarioMesser – D.E. de Domingo 1/dez/2019

Destaques:
Duplo Expresso de Domingo, com Romulus Maya, o penalista Fernando Nogueira e o especialista em ciber-segurança e tecnologia “Caos Soberano”.
Temas:
(i) dois anos depois (!), o PIG e o  PIGuinho Vermelho “descobrem” mesada que o “doleiro dos doleiros” #DarioMesser paga em Curitiba – desde os tempos de #Banestado, passando pela Lava Jato -, para não ser incomodado;
(ii) o mapeamento da economia ilegal;
(iii) PL 443/2019, uma das mais sinistras pernas do “Patriot Act” Tabajara/ Novo AI-5.

Ler mais

TRF-4: o que realmente aconteceu (só no D.E.!) – D.E. 28/nov/2019

Destaques:
(i) Romulus Maya faz a análise da conjuntura política, com ênfase na coleção de C.Q.D.s coletados ontem, durante e após o “julgamento” (sic) de Lula no TRF-4. Só aqui você soube antes. E só aqui vai saber o que vem por aí. Cuidado: sem nenhuma vergonha, o “PIGuinho vermelho” já toca uma nova flauta mágica, embalada por acordes do (traíra!) “PT Jurídico”…
(ii) Direto de Buenos Aires, o analista internacional Eduardo Jorge Vior comenta: “De Buenos Aires a Tel Aviv: Trump busca recuperar o controle. Qual a relação entre o caso D’Alessio, o pedido de prisão do ex-presidente do Paraguai e a crise política em Israel? Muita!”.
(iii) O historiador Mario Maestri lança a sua navalha, afiadíssima, sobre a política brasileira.
(iv) A socióloga Angelica Lovatto vai continuar aproveitando a oportunidade de discutir a conjuntura latino americana e do Brasil, a partir dos pensadores hereges e malditos, esquecidos pela historiografia do país. Nesta quinta, a Teoria Marxista da Dependência será tratada a partir de uma grande autora brasileira: “O capitalismo dependente latino-americano na obra de Vânia Bambirra”.
(v) O penalista Fernando Nogueira Martins chega ao final para comentar, também, o “julgamento” (sic) do TRF-4. E as perspectivas de luta: para Lula e para nós.

Ler mais

Dia D para entender o jogo – D.E. 27/nov/2019

Destaques:
(i) Romulus Maya faz a análise da conjuntura política, no dia em que o TRF-4 julgará a segunda condenação de Lula, no processo do sítio de Atibaia. Uma das chaves para a compreensão do momento atual do jogo.
(ii) O economista Nildo Ouriques comenta:”Frente Ampla: os limites insuperáveis da conciliação de classes”.
(iii) O jornalista Beto Almeida, da Telesur, comenta a conjuntura política no Brasil e no continente.

Ler mais

Bastidores: como Lula e Gleisi derrotaram golpe dentro do PT – D.E. 26/nov/2019

Destaques:
(i) Romulus Maya faz a análise da conjuntura política, hoje com destaque para os bastidores da articulação de Lula que derrotou a infiltração do Golpe dentro do PT, fazendo a sua candidata à presidência da sigla, Gleisi, ganhar. E de muito! Coisas que você só ouve no D.E…
(ii) O economista Nildo Ouriques comenta:”Frente Ampla: os limites insuperáveis da conciliação de classes”.
(iii) O antropólogo Piero Leirner comenta os últimos disparos na guerra híbrida.

Ler mais

É a coca: os “Narco-Golpes” na América do Sul – D.E. de Domingo 24/nov/2019

Destaques:
Duplo Expresso de Domingo, com Romulus Maya, o penalista Fernando Nogueira e o especialista em ciber-segurança e tecnologia “Caos Soberano”. Temas: C.Q.D.s! — (i) a confirmação do golpe do Judiciário para cima de Lula com a sua “soltura” (como previsto pelo D.E.); a operacionalização do “Evangelistão do pó” e os seus laços regionais (como previsto pelo D.E. (2)).

Ler mais

Como derrotar a agressão do imperialismo – D.E. 22/nov/2019

Destaques:
(i) Romulus Maya faz a análise da conjuntura política.
(ii) Os analistas políticos Claudio Pacheco e Cibele Laura passam a semana em revista.
(iii) O advogado e comunicólogo Luiz Ferreira Jr. comenta como Cristina Kirchner derrotou a “lavajatinho” argentina — e, assim, o imperialismo — antes de poder se apresentar — e ganhar — as eleições: caso D’Alessio — o “Dario Messer” argentino — volta à cena.

Ler mais

“#TicTac”: a “bomba” sobre Marielle e os Bolsonaro – D.E. 21/nov/2019

Destaques:
(i) Romulus Maya faz a análise da conjuntura política, hoje com detalhes sobre a bomba relógio anunciada ontem, viral, sobre um suposto envolvimento dos Bolsonaro no assassinato de Marielle. Novidades aí?
(ii) O historiador Mario Maestri comenta: “Lula, o petismo e a natureza do escorpião esperto”.
(iii) A socióloga Angelica Lovatto vai aproveitar os temas atualíssimos da conjuntura e sugerir: o que Darcy Ribeiro teria a falar da atual conjuntura brasileira e latino americana? Será o primeiro de quatro programas onde se discutirão autores hereges e renegados do pensamento brasileiro. O de hoje tem o título: “A iracúndia de Darcy Ribeiro”.

Ler mais

Briga de quadrilha: Generais vs. Lava Jato – D.E. 20/nov/2019

Destaques:
(i) Romulus Maya faz a análise da conjuntura política, hoje com ênfase na briga de quadrilha entre Generais e a Lava Jato. E o papel da Globo — e do Deep State dos EUA — na mesma.
(ii) O jornalista Beto Almeida, o homem por trás do projeto da Telesur, comenta os levantes na América Latina.
(iii) Fernando Nogueira Martins Jr., professor de direito penal e processo penal, explica a perspectiva “jurídica” (?) de Lula, aquele que se encontra “solto” mas não “livre”.

Ler mais

Exclusivo: tudo sobre a armação na embaixada da Venezuela – D.E. 14/nov/2019

Destaques:
(i) Romulus Maya faz a análise da conjuntura política.
(ii) O historiador Mario Maestri comenta: “Lula sai da prisão e, em liberdade, grita forte … ‘Fica Bolsonaro'”.
(iii) A socióloga Angelica Lovatto comenta: “Hereges e renegados no pensamento brasileiro: a iracúndia de Darcy Ribeiro”.

Ler mais

Conseguimos: “Patriot Act” Tabajara em pauta. Chega a Lula? – D.E. 13/nov/2019

Destaques:
(i) Romulus Maya faz a análise da conjuntura política, hoje com ênfase na vitória da rodada: não conseguem mais esconder o “Patriot Act” Tabajara/ Novo AI-5. Bolha PIG-PIGuinho vermelho foi furada. Parabéns, expressonauta! Agora precisa chegar a Lula!
(ii) O jornalista Beto Almeida, o homem por trás do projeto da Telesur, com as últimas sobre o golpe na Bolívia e o levante no Chile.
(iii) O engenheiro João Ribeiro, especialista em engenharia aeroespacial e Vice-Presidente da Academia Brasileira de Engenharia Militar, comenta a lesividade do acordo com os EUA para a entrega da Base de Alcântara, aprovado ontem pelo Senado “da República” (?).
(iv) O economista Mauricio Mulinari, do IELA/ UFSC, comenta: “Direitos trabalhistas, sindicatos e o Estado social: constituição e destruição”.

Ler mais

Bolívia: tudo sobre o golpe. Mais: repercussão para o Brasil (e Lula) – D.E. 11/nov/2019

Destaques:
Romulus Maya, o cientista político Felipe Quintas e Alejandro Acosta, editor da “Gazeta Revolucionária”, comentam o golpe de Estado na Bolívia, bem como as suas consequências para o Brasil, em que Lula está solto mas não “livre”.

Ler mais

Marielle: o material inédito que o Intercept publicou, mas depois… censurou (oi?!)

Resgatamos matéria publicada nesta manhã e depois (estranhamente) “apagada” pelos editores do Intercept Brasil, apenas algumas horas depois. O material, inédito, obtido pela redação deles, corrobora o que o Duplo Expresso publicou há uma semana: há, necessariamente, mais envolvidos no assassinato de Marielle do que diz a narrativa oficial. Por que os editores do Intercept entraram em campo para tal sonegar informação? Confira o texto censurado.

Ler mais