Duplo Expresso 22/mai/2018

Destaques:
– O especialista em Minas e Energia, PHD em Engenharia na área do petróleo Paulo César Ribeiro Lima comenta: “Quarta rodada do pré-sal: um grande risco para o Brasil”
– O doutor em Economia Gustavo Galvão fala sobre: “Raio X do programa econômico do candidato C. Gomes”
– Wellington Calasans e Romulus Maya fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

“O Papa é pop”: Igreja Católica detona Finança

Por recomendação do Professor Luiz Gonzaga Belluzzo no Duplo Expresso de hoje, publicamos estudo apresentado dias atrás pela Congregação para a Doutrina da Fé, da Igreja Católica, criticando a apropriação da riqueza do mundo, construída socialmente, pelo (zero vírgula) “1%” global. Não surpreende a observação do Professor Belluzzo, dando conta de que esse importante documento foi abafado pela grande mídia. Não só no Brasil como em todo o mundo.

Ler mais

Quarta Rodada do Pré-Sal: um grande risco para o Brasil

As descobertas na província petrolífera do Pré-Sal estão entre as mais importantes em todo o mundo nas últimas décadas. Essa província é composta por grandes acumulações de óleo leve de altíssima produtividade e de baixo custo de extração, o que coloca o Brasil em posição estratégica frente à demanda mundial por petróleo e gás natural.

Ler mais

Duplo Expresso 21/mai/2018

Destaques:
– João Vicente Goulart comenta: “A soberania territorial sob ameaça – Golpistas estão loteando o Brasil”
– O economista Luiz Gonzaga Belluzzo fala sobre: “Como a economia cambial e as taxas de juros afetam a sua vida”
– Wellington Calasans e Romulus Maya fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Entenda como funciona o Sistema de Garantias Eleitorais da Venezuela

A cobertura que os grandes meios de comunicação fazem sobre as eleições na Venezuela apresenta uma visão segundo a qual se busca construir no imaginário coletivo das pessoas a ideia de que nunca se oferecem garantias nos processos eleitorais realizados no país. Não por acaso, dissemina-se de forma rápida e massiva na imprensa internacional uma narrativa bastante semelhante às ideias centrais contidas nos pronunciamentos de Mike Pence, vice-presidente dos EUA, no sentido de se criar um clima de desconfiança com relação ao processo eleitoral venezuelano.

Ler mais

Duplo Expresso 18/mai/2018

Destaques:
– O politólogo e analista internacional argentino Eduardo Jorge Vior fala sobre: “Eleições na Venezuela – quem são os adversários da democracia?”
– O advogado Rubens Rodrigues Francisco comenta: “Força Expedicionária Brasileira versão 2.0 – A luta contra os nazi-fascistas continua”
– Wellington Calasans e Romulus Maya fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

“Depois da movimentação de Trump, cada um faz seu próprio jogo”

Ao cumprir, na terça-feira passada, sua promessa eleitoral de retirar os Estados Unidos do acordo nuclear com o Irã assinado em 2015, o Presidente Donald Trump apostou que, durante o período até a conclusão de um novo pacto, as relações de força no Oriente Médio se manteriam equilibradas, mas não imaginou que o vácuo deixado por Washington seria imediatamente preenchido por outros atores do drama regional.

Ler mais

João de Athayde – Turim nos passos de Gramsci

Como quem viaja entre o passado e o presente, mas de olho no futuro, Athayde faz também um paralelo entre o pensamento de Gramsci sobre a política e a relação de classes (retratados nos Escritos Políticos daqueles dez anos) e o contexto político brasileiro da atualidade.

Ler mais

Duplo Expresso 17/mai/2018

Destaques:
– O Embaixador Samuel Pinheiro Guimarães comenta a atualidade política do Brasil e do mundo.
– O sociólogo, escritor e analista internacional Lejeune Mirhan comenta: “Nakba e a instalação da embaixada dos EUA em Jerusalém”
– A jornalista e comentarista de política Niobe Cunha fala sobre: “O golpe exposto por uma vírgula confirma: só o povo pode por um ponto final”
– Wellington Calasans e Romulus Maya fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Odebrecht: 15 dias para provas da inocência de Lula serem destruídas

Faz 6 meses (final de 2017) que o Duplo Expresso revelou, com base em depoimento exclusivo de fonte no TI da Odebrecht, que em junho de 2018 – ou seja, já no mês que vem – as provas da inocência do Presidente Lula seriam destruídas. Vimos cobrando, desde o ano passado, parlamentares a esse respeito. Diante de uma (até ali) inexplicável inação, às vezes – exasperados – fizemos isso até mesmo publicamente. De nada adiantou.
Nesta oportunidade, num último apelo aos parlamentares (nominalmente) “lulistas”, publicamos os requerimentos que fizemos (até aqui sozinhos), Provitimas e Duplo Expresso, não só à Procuradoria Geral da República mas também ao Ministério da Justiça. Neles pedimos (i) providências quanto ao documento que prova fraude processual por parte do esquema Moro; e também (ii) a sustação imediata do processo que culminará na destruição das provas que inocentam Lula.

Ler mais

Fim do Golpe (em 5min): Lula no ar – na Globo!

Sem pânico: temos 5 minutos. No horário eleitoral a Globo terá que passar, nem que por 5 minutos, o programa do PT. 5 minutos onde se pode mostrar: Moro de black-tie ganhando prêmios em dólar nos EUA; STF livrando tucanos; as famílias dos procuradores, todas ligadas à ditadura; os elos da filha de Fachin com a JBS, de Barroso com a Globo, etc.; e, principalmente, a farsa do triplex. Em apenas uma semana de exibição o dólar vai disparar. Ao contrário do que o senso-comum jornalístico está falando, a insegurança jurídica não é de Lula, mas do Judiciário. Comemoremos (na tragédia): quem, afinal de contas, produz nosso material de campanha é o próprio Judiciário!

Ler mais

Duplo Expresso 16/mai/2018

Destaques:
– A arquiteta e mestra em Engenharia Civil Patrícia Vauquier comenta: “Como as elites fabricam a teoria econômica que lhes convém”
– O Procurador da República Celso Três e o advogado Samuel Gomes falam sobre: “Corporativismo e politização: como tornar o MPF republicano”
– Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Guerra e paz pós-eleição: Alckmin é Peru, Ciro é México. Lula será o quê?

“Grande México”? Todas as forças progressistas brasileiras admitem que não há saída fora da reindustrialização do país. A campanha de Ciro Gomes é a mais enfática neste aspecto. Mas seus economistas não falam de propostas sociais. Alguns já chegaram a dizer que a política lulista de aumento do salário mínimo era um problema! Se não queremos empurrar o custo da necessária modernização da economia sobre o povo, teremos de enfrentar a reação dos rentistas. Ciro Gomes vai comprar essa briga? Ou fará como no México, fazendo o povo pagar?

Ler mais

Duplo Expresso 15/mai/2018

Destaques:
– O especialista em Minas e Energia, PHD em Engenharia na área do petróleo, Paulo César Ribeiro Lima comenta: “A falsa necessidade de privatização da Eletrobras”
– O jurista Luiz Moreira fala sobre: “Governabilidade: depois do golpe do ‘impeachment’ sem crime, deveria o presidente poder – também – dissolver o Parlamento (como na França e em Portugal)?”
– O doutor em Economia Gustavo Galvão comenta: “Projeto para o Brasil: nem o ‘grande Peru’ do PSDB, nem o ‘grande México’ de Ciro Gomes”.
– Wellington Calasans e Romulus Maya fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Lula e o povo contra o resto

É vergonhoso o esforço de algumas pessoas para justificar o abandono da luta por justiça e democracia. O povo dá sinais claros de que não reconhece a justiça brasileira como digna de julgar Lula, pois a parcialidade é escancarada. A justiça brasileira tem “bandidos de estimação” e, não satisfeita, forja crimes para condenar os seus desafetos.

Ler mais

Duplo Expresso 14/mai/2018

Destaques:
– João Vicente Goulart comenta: “‘Ditabranda’ – Quem eram os autorizados diretamente por Geisel e Figueiredo”
– O economista Luiz Gonzaga de Mello Belluzzo fala sobre: “China vs. Brasil: onde foi que perdemos o bonde?”
– O arquiteto e comentarista de design e empatia Carlos Krebs comenta: “Alguns filmes para gostar de Arquitetura”
– Wellington Calasans e Romulus Maya fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Putin, empossado, prepara-se para a Guerra Fria 2.0

Espera-se que imediatamente depois da posse, na 2ª-feira, o presidente Vladimir Putin anuncie um novo governo. E há uma bomba a caminho. O novo gabinete está concebido como uma Stavka: quer dizer, como gabinete de guerra.
No contexto da interminável saga do Russiagate, sanções cada vez mais duras impostas pelos EUA, a encenação conhecida como ‘caso Skripal’ (a qual, por falar dela, sumiu completamente do ciclo de notícias em todo o ocidente), e a grave escalada na Síria – que contrasta com o esforço que fazem Rússia-Irã-Turquia num processo de paz em Astana – eis a opção, pode-se dizer inevitável, preferida pelo Kremlin.

Ler mais

Duplo Expresso 11/mai/2018

Destaques:
– O politólogo e analista internacional argentino, Eduardo J. Vior, doutor em Ciências Sociais na Alemanha e doutor em Sociologia pela Universidade do Paraná, comenta: “A crise na Argentina”
– O antropólogo João de Athayde fala sobre: “Reflexões sobre a escravidão nos 130 anos da abolição”
– O advogado Rubens Rodrigues Francisco comenta: “É de batalhas que se vive a vida. Tente outra vez”
– Wellington Calasans e Romulus Maya fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais